vitima de grave acidente abandona hospital se transfere irregularmente para Santa fe’
Um jovem que sofreu um grave acidente de moto ao colidir com um caminhão em Aparecida do Taboado, MS, deixou o hospital local nesta terça-feira por volta das 6 horas da manhã. Segundo informações do diretor geral do hospital, o paciente foi diagnosticado com várias fraturas e aguardava a liberação de uma vaga em um hospital em Campo Grande ou Três Lagoas, MS, para um tratamento mais especializado.
No entanto, o paciente, por decisão própria, optou por deixar o hospital antes da transferência oficial e contratou irregularmente uma ambulância UTI para levá-lo até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Santa Fé do Sul, SP.
Ao chegar em Santa Fé do Sul, o jovem foi atendido pela médica de plantão, que, após avaliar o caso, decidiu mandá-lo de volta ao seu estado de origem. Segundo o diretor da UPA de Santa Fé do Sul, tal prática de transferência irregular é proibida por lei, especialmente considerando que a vítima é residente em outro estado.
Esse caso alerta para a importância de seguir os protocolos de transferência de pacientes entre unidades de saúde, especialmente em casos graves que requerem cuidados especializados. A ação irregular pode colocar a vida do paciente em risco e gerar complicações legais para os envolvidos.