Saúde

Ilha Solteira registra 58 picadas de escorpiões neste ano

07 Set 2018
670

A infestação de escorpiões atinge várias cidades da região. Em Ilha Solteira (SP), 58 pessoas já foram picadas neste ano na cidade. No ano passado todo foram 65. O principal foco dos bichos é uma horta da cidade.

Encontrar o bicho no local é muito fácil: é só levantar uma pedra que eles aparecerem. O agricultor Fábio Luiz dos Santos cuida de uma parte desta horta e praticamente todo dia encontra algum escorpião. Ele já foi picado duas vezes e para tentar evitar o pior está sempre vasculhando tudo.

“Já encontramos mais de 100 escorpiões, só na última contagem que tinha foi um 170”, afirma.

O lugar é conhecido como Horta dos Aposentados. O espaço é da prefeitura, mas foi cedido para mais de 100 ex-funcionários da Cesp que agora são produtores de hortaliças e responsáveis pelo local.

A agricultora Edna Marques faz parte desse grupo e trabalha no lugar há mais de dez anos e também tem visto os escorpiões com frequência. Ela reclama que o pessoal da horta faz a limpeza, mas a prefeitura não vem recolhendo o lixo.

“Sempre ficam escondidos em volta da horta, nos entulhos, nas folhas, na madeira velha”, diz a agricultora.

O que preocupa é que essa área já é considerado pela Vigilância Epidemiológica como o ponto de maior infestação de escorpiões do município. Recentemente, funcionários da Vigilância Epidemiológica fizeram uma limpeza geral e em pouco tempo encontraram mais de 100 escorpiões.

No mês passado a prefeitura também contratou uma empresa que aplicou inseticidas nos bueiros da cidade inteira na tentativa de matar as baratas que são o principal alimento dos escorpiões.

Para as próximas semanas, o município está programando novas ações de limpeza. “Vamos fazer a limpeza do local periodicamente, dependendo do volume até antes disso e sempre tirar restos de construção”, diz João Cabral, da Vigilância Epidemiológica.




Carreta com milho tomba e interdita Euclides da Cunha por horas
Mãe e filho morrem em batida de carro com pai embriagado em avenida