Social

HB será beneficiado por financiamento coletivo realizado por projeto solidário de redes de drogarias

11 Ago 2021
573

O Hospital de Base (HB) de Rio Preto, por meio de sua mantenedora Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (Funfarme), será beneficiado em projeto de financiamento coletivo (conhecido como crowdfunding), por meio de uma ação solidária promovida pelas redes de farmácias Droga Raia e Drogasil (RD). A campanha intitulada “Matchfunding Todo Cuidado Conta”, prevê que a RD doará dois reais a cada real doado por benfeitores no crowdfound. Para participar, basta acessar https://benfeitoria.com/hospitaldebase e fazer a doação até o dia 15 de setembro de 2021.

Em meio ao cenário de pandemia, e sendo uma das referências no Estado de São Paulo para o tratamento da Covid-19, os colaboradores do complexo da Fundação perceberam que o único acesso à comida de seus pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) era durante a internação nas Unidades.

A partir desse olhar, os colaboradores da Fundação entraram em contato com as diretorias da Fundação e do HB e, assim, nasceu o projeto “Alimentação também é Saúde”. “Com o apoio da comunidade e empresários, o maior complexo hospitalar do interior paulista, irá preparar sopas para serem distribuídas em instituições beneficentes da região de Rio Preto, ajudando centenas de pessoas a enfrentar a maior crise sanitária dos últimos 50 anos de história. E assim, garantir saúde em forma de alimentação”, conclui o diretor executivo da Fundação, Dr. Jorge Fares.

“A ação partiu dos colaboradores, em conjunto com a diretoria e lideranças da Funfarme/HB, para atender comunidades carentes que têm passado por muitas dificuldades, especialmente, nesse momento de isolamento social. Sabemos que muitas pessoas estão desempregadas e entendemos a alimentação como uma questão de Saúde Pública”, explica a diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco.

Por iniciativa de colaboradores e diretores, a Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto, Funfarme, mantenedora do Hospital de Base (HB), Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e demais unidades de saúde, colocará em prática uma campanha solidária que irá entregar diariamente 500 marmitas de sopas a instituições de caridade.

A ação, que começou hoje, 26, ocorrerá de segunda à sexta e, em cada dia da semana, irá beneficiar a uma entidade diferente. O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier será o primeiro a receber o alimento. A distribuição, feita no Centro, contou com a ajuda de lideranças e diretores do complexo hospitalar, como Dra. Amália Tieco, diretora do HB, Dr. Jorge Fares, diretor da Funfarme e o superintendente financeiro da Fundação, Robson de Pádua. Outras instituições estão fechando parceria com o HB para a ação.

A preparação dos 200 litros de sopa será diária e feita na cozinha do hospital, respeitando todas as normas sanitárias. A partir de segunda, 29 de março, as entidades beneficiadas buscarão a sopa diretamente na Funfarme e irão distribuir para famílias carentes que atendem.

O superintendente financeiro da Fundação, Robson de Pádua, ressalta que “o acesso à comida de qualidade é uma causa humanitária, inclusive, e evita que o indivíduo desenvolva uma série de problemas pela falta de nutrição. Então, esta é uma maneira de retribuir à sociedade um pouco do tanto que eles têm feito por nós durante o combate ao coronavírus e promover a saúde”.

O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge afirmou que a atitude é solidária e pode incentivar outras empresas. “Queremos, em primeiro lugar, tentar apaziguar a fome destas pessoas. Tomamos esta atitude porque sabemos que tem várias empresas dispostas a ajudar e servirá de impulso para que elas também promovam ações deste tipo”, conclui o diretor.

Dona Joana Silva foi uma das que comemorou a ação. “A gente fica muito grato. É tranquilizador saber que teremos algo para comer... digo, eu e minha família”, agradeceu.

Prefeita de Nova Canaã Paulista vem conquistando vários recursos para a cidade, a pavimentação asfáltica é uma delas
SAAE comunica que o abastecimento de água ficará interrompido para realização de manutenção