Geral

Golpes vem aumentando na região, fique atento!

15 Jul 2021
442

Infelizmente, inúmeras pessoas estão caindo em golpes (notadamente, por intermédio da internet, Facebook, WhatsApp) e, para agravar a situação, essa conduta está piorando a cada dia.

Existe aquele velho ditado: “Quando a oferta é demais, até o Santo desconfia”. Orientamos as pessoas que tomem todas as cautelas possíveis. Não existe dinheiro fácil, principalmente oriundo de pessoas desconhecidas. Tudo aquilo que parece ser muito vantajoso, deve ser tratado com cuidado, as pessoas devem buscar sempre informações, evitando assim serem vítimas de um golpe.

Tentar empréstimos por intermédio de sites de busca é um enorme risco. A realização de empréstimos deve ser feita junto a bancos, a instituições bancárias, empresas já estabelecidas no mercado, onde o consumidor tenha a possibilidade de ter algum tipo de segurança, questionar, mesmo que se seja junto ao Poder Judiciário.

A realização de compras por intermédio de Facebook, Instagram, WhatsApp e/ou outras redes sociais, devem ser evitados e, se houver a compra, que seja feita com extrema cautela.

Não passe informações sobre cartão bancário e/ou cartão de crédito por intermédio de telefone, mensagens pelo WhatsApp. Há ingênuos que passam todos os dados e, inclusive, a senha e o código de segurança, ou seja, serão, obrigatoriamente, vítimas de prejuízos financeiros.

Esse tipo de ingenuidade, falta de malícia, falta de orientação, traz prejuízos financeiros, prejuízos afetivos (marido que briga com mulher, filho que briga com pai), prejuízos psicológicos (tem gente que começa a ter síndrome do pânico).

Detalhe, as vítimas chegam a Delegacia de Polícia e querem uma providência urgente. Devido às leis, principalmente a Constituição Federal, existe o sigilo bancário, a necessidade de ordem judicial para que consigamos fazer o bloqueio de valores em dinheiro, porventura depositados em contas de outras pessoas e, nesse caso, o tempo é o nosso inimigo, pois, até que a ordem judicial seja cumprida (normalmente, em outros Estados), os Estelionatários já sacaram todo o dinheiro das contas.

Delegado Dr. Lúcio Barros

Zona de Baixa Meretrícia em breve ganhará igreja
Guarda Civil Municipal participa de curso profissionalizante para novo armamento calibre 12