EXCLUSIVO! Tradições do casamento da cultura cigana leva a Governo Mura a festa
O casamento é uma das tradições mais antigas, na cultura cigana a festa é muito bonita e colorida, retrata bem o amor e a valorização da família.
A reportagem do Correio Santa Fé teve acesso a festa realizada ontem em nossa cidade onde pela primeira vez a comunidade cigana abriu as portas para o poder público municipal que esteve representando o Prefeito Evandro Mura e Vice Capitão Benitez que não estiveram presentes devido a viagens.
Na ocasião o secretário de administração Sr. Dirceu Ruiz acompanhado da Diretora de Cultura e Yoco e Helena Rosa e outros secretários puderam conhecer um pouco da tradição e crenças desta comunidade.
Ciganos casam cedo, não é possível falar em uma só união típica, cada grupo cultiva crenças e hábitos particulares, e o casamento reflete as múltiplas facetas desta rica cultura.
De acordo com a comunidade, antigamente era comum os noivos serem prometidos uns aos outros pelos pais, existia interesse financeiro, mas amizades das famílias tinham que prevalecer, hoje é diferente.
Um integrante cigano relatou, minha esposa e eu fomos prometidos desde pequenos, nossos pais já começaram a falar de nos casar.
No caso dos noivos eles também começarem a gostar um do outro bem cedo, sendo assim, mesmo que o casal seja bem novinho e se gostam a permissão é concedida. Importante é manter a vontade dos dois, quanto mais cedo se casam mais cedo tem filhos e constrói uma vida juntos.
O que mais importa é o casal está feliz e tocam a vida em frente salientou um cigano. Veja momento da festa EXCLUSIVO clicando aqui!