Social

EXCLUSIVO! Tradições do casamento da cultura cigana leva a Governo Mura a festa

16 Set 2021

O casamento é uma das tradições mais antigas, na cultura cigana a festa é muito bonita e colorida, retrata bem o amor e a valorização da família.

A reportagem do Correio Santa Fé teve acesso a festa realizada ontem em nossa cidade onde pela primeira vez a comunidade cigana abriu as portas para o poder público municipal que esteve representando o Prefeito Evandro Mura e Vice Capitão Benitez que não estiveram presentes devido a viagens.

Na ocasião o secretário de administração Sr. Dirceu Ruiz acompanhado da Diretora de Cultura e Yoco e Helena Rosa e outros secretários puderam conhecer um pouco da tradição e crenças desta comunidade.

Ciganos casam cedo, não é possível falar em uma só união típica, cada grupo cultiva crenças e hábitos particulares, e o casamento reflete as múltiplas facetas desta rica cultura.

De acordo com a comunidade, antigamente era comum os noivos serem prometidos uns aos outros pelos pais, existia interesse financeiro, mas amizades das famílias tinham que prevalecer, hoje é diferente.

Um integrante cigano relatou, minha esposa e eu fomos prometidos desde pequenos, nossos pais já começaram a falar de nos casar.

No caso dos noivos eles também começarem a gostar um do outro bem cedo, sendo assim, mesmo que o casal seja bem novinho e se gostam a permissão é concedida. Importante é manter a vontade dos dois, quanto mais cedo se casam mais cedo tem filhos e constrói uma vida juntos.

O que mais importa é o casal está feliz e tocam a vida em frente salientou um cigano. Veja  momento da festa EXCLUSIVO clicando aqui!


Falta de oxigênio mata grande quantidade de peixes na lagoa da Fepasa
Psicanalista de Santa Fé orienta contra o suicídio