Santa Fé do Sul

Baixa temperatura causa grande prejuízo para trabalhadores rurais

01 Jul 2021

A semana começou bem fria em todo o Estado de São Paulo. Na região noroeste o dia mais frio da semana foi registrado nesta quinta feira (01), onde aferiu 2,5ºC nesta madrugada, tal temperatura é considerada a mais gelada do ano.

Com as baixas temperaturas, as pessoas que mais sofrem é quem trabalha na parte da lavoura, bem como na piscicultura, que tem grande potencial e gera empregos para muitas pessoas da região de Santa Fé do Sul.

Conversamos com o piscicultor Emerson Esteves. Ele fala que com a baixa da temperatura o peixe não desenvolve.

“O peixe é um animal pecilotérmico, a temperatura corporal do animal é de acordo com a temperatura ambiente, quanto menor a temperatura menor será seu metabolismo, fazendo com que ele não coma, não desenvolva e isso nos impede de fazer o manejo e também existem muitas doenças oportunistas ocasionadas pelo frio, bactérias, fungos e enquanto a temperatura não aumenta ficamos sem trabalhar”.

Em outro segmento, o horticultor Marcos Roberto, proprietário da horta paraíso acordou com as alfaces todas congeladas, e explica que com a chegada do sol o risco da perca do produto é muito grande. Ele fala que em cinco anos que tem sua horta instalada em Santa Fé do Sul, nunca presenciou uma temperatura tão baixa quanto a desta madrugada. A horta que tem um pouco mais de 6000m², se viu tomada pela geada.

Espera-se que a temperatura aumente nos próximos dias e que os prejuízos devido às baixas temperaturas não tenham sido grandes.

Explosão em posto de gasolina deixa ao menos 17 feridos, dois estão em estado grave
Termo de recusa será aplicado em Jales para aquele que se negar a tomar a vacina contra a Covid-19