Geral

Amnésia? Condutores precisam voltar a auto escola para aprender a dar seta

25 Mai 2021

Todos que passaram por um CFC, sabe da importância de usar a luz indicadora de direção (a famosa seta) para sinalizar o que vamos fazer no trânsito.

Aposto que muitos Instrutores se perguntam onde estão falhando; será que os carros estão saindo das lojas e concessionárias sem esse elemento obrigatório? Será que gasta mais se ele for utilizado sempre?

Hoje (25), foi o grande dia do exame prático para muitos alunos de Santa Fé do Sul. De acordo com Paulo Rigamonte, dono da Auto Escola Nova, cerca de 120 motoristas novos por mês.

“Falando de seta a nossa parte a gente faz, nossos instrutores eles ensinam a estar sinalizando, até porque deixar de ligar a seta é uma falta grave. Durante o exame normalmente os alunos utilizam as setas, mas depois que o aluno sai da Auto Escola não sabemos o que acontece!” diz Paulo Rigamonte.

Quando se realiza as aulas práticas sabe-se que os instrutores em todas as aulas, são extremamente rigorosos com relação ao uso do pisca-pisca (sim, existem muitos nomes para isso) para sinalizar conversões, saídas e mudanças de pista, ainda assim, depois de sair do CFC, ser aprovado nas famigeradas provas práticas, parece que os alunos são acometidos de amnésia, seletiva, é claro.

O Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.

Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

E ainda temos indicado no Código, a infração referente a falta de sinalização:

Art.196. Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação:

Infração grave e penalidade multa

Ouça a entrevista com Paulo Rigamonte clicando aqui!

Homem quase perde a vida com boa noite cinderela
Polícia Civil efetua a prisão de casal, sob a acusação de Tráfico de Drogas