Santa Fé do Sul

Racionamento que começou hoje deixa metade da cidade desesperada

04 Ago 2021
974

A represa que abastece a cidade de Santa Fé do Sul vem diminuindo drasticamente e foi necessário que se fizesse o racionamento de água.

De acordo com o comunicado fornecido pelo SAAE (Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto), o racionamento começou 00h do dia de hoje (04), sendo separados em dois períodos. Da 00h às 12h parte da cidade ficará sem água e de 12h às 00h outros bairros também ficaria sem água. O racionamento não tem tempo para o término.

Quem passa pela represa se assusta com a tamanha seca no local, o que antes se via uma lagoa cheia de vida, hoje vemos o estrago que a seca e a falta de conscientização fizeram com o local, foram mais de 3 metros ralo a baixo.

No ano de 2020, a cidade passou por este mesmo problema ou até mesmo pior, tendo que bombear água do rio para que a população não ficasse sem água, uma estratégia que custou caro, inclusive no que tange as eleições, que acabou tirando a reeleição do ex prefeito de Santa Fé do Sul Ademir Maschio.

O problema deve perdurar por um bom tempo, visto que a perfuração dos poços que promete sanar o problema possivelmente será concluída somente em meados de 2022, enquanto isso a população deve estar se conscientizando para que não ocorra um problema ainda maior.

Confira o comunicado do SAAE:

O Saae Ambiental da Estância Turística de Santa Fé do Sul comunica que a situação do reservatório de abastecimento de água é crítica e devido ao alto consumo por parte da população que vem ocorrendo, será necessário o racionamento.

O racionamento de água começará a partir da meia noite desta quarta-feira (4). O Saae informa ainda que medidas urgentes e investimentos já estão sendo feitos para solucionar esse problema que se arrasta por muitos anos. Serão investidos R$ 6 milhões na construção de um poço profundo, que já se encontra em fase licitatória, mais três novos poços que se encontravam parados serão licitados, nos bairros Vila Mariana, Beira Rio e Rua Manuel Simão da Silva, além do bombeamento da água do rio Paraná.

Os efeitos do racionamento serão menores se houver economia no consumo de água. Por isso está proibido lavar calçadas e carros durante este período.

A cidade será dividida em dois períodos: da 0h00 ao 12h e do 12h às 0h00, diariamente por tempo indeterminado.

Contamos com a sua colaboração e conscientização.

Bairros que terão o racionamento das 12h às 0h:

São Francisco, 13 de Maio, Cecap, Centro Sul, Vila Maria, Vila Rute, Vila Moreira, parte do Centro entre a avenida Navarro de Andrade e a rua Perimetral Oeste, Residencial Brasília, Santa Cruz, Vila Mariana, Centro Sul, Vila Tênis Clube, Eldorado, Beira Rio, Flora Araújo, Orestes Borges.

Bairros que terão o racionamento das 0h às 12h:

Centro, Jardim Europa, Jardim do Bosque, Bela Vista, Coronel Araújo, Vila Pacheco, Parque Ana Lúcia, Parque Clóvis Oger, Distrito Industrial III, Jardim Mangará (parte alta), Bartolo Rossafa, Jardim Prata, Jardim Paulista.

Bombeiros resgatam idoso que caiu em poço de mais de 10 metros
Prefeito Dodo de Palmeira D’Oeste vai na contramão e decreta lockdown