Cidades

Ilha Solteira registra índice histórico de chuva no início de fevereiro

11 Fev 2020
98

Fevereiro tem sido chuvoso na região e em todo o Estado de São Paulo. A cidade de Ilha Solteira (SP) registrou, por exemplo, uma marca histórica nestes 10 primeiros dias do mês. O índice de chuva neste começo do segundo mês do ano é o maior dos últimos 25 anos.

A chuva chegou na cidade desde o começo do mês. Dados da Unesp da cidade mostram que só nesses primeiros dez dias de fevereiro choveu 220 milímetros na cidade, 20% a mais do que era esperado para o mês todo.

A última vez que tinha chovido mais de 200 milímetros nesses primeiros dez dias de fevereiro foi em 1995, quando foram medidos 200.7.

De acordo com o professor da Unesp Fernando Tangerino, tanta chuva assim num curto espaço de tempo tem consequências.

“Os reservatórios tendem a encher, assim como os reservatórios das usinas. Mas por outro lado, chuvas intensas sempre têm desdobramentos no campo, como uma erosão, e culturas mais sensíveis às chuvas”, afirma.

O aposentado Joaquim Porto tem há mais de 20 anos uma horta de mil metros quadrados na área urbana da cidade. As hortaliças são o carro chefe e a produção terá bem menos qualidade por causa dessa chuva. “Umedece muito as plantas e elas não crescem, crescem sem qualidade, a cada 10 pés de alface salva um”, afirma.

Capotamento em Populina deixa dois jovens feridos
Vacina para coronavírus pode estar pronta em 18 meses, prevê OMS