Unifunec

Acadêmicos do Unifunec participarão da campanha Seja um Herói – Salve Vidas

08 Ago 2019
59

O Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, será novamente parceiro da campanha de cadastramento de medula óssea Seja Um Herói – Salve Vidas, realizada pelo Hemocentro de Fernandópolis. No dia 9, das 8h às 12h, no Campus II, haverá coleta de sangue para o cadastramento no banco de doadores.

As informações genéticas, bem como os dados cadastrais, serão enviadas ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A partir de então, as informações passam a ser constantemente cruzadas com as de quem precisa de transplante. O voluntário recebe uma carteira de doador, com selo do Redome. Para fazer o cadastro, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

O doador só é acionado quando aparecer um paciente com a medula compatível. Por isso é importante que alterações de telefone e endereço estejam atualizadas no cadastro do Redome. Em caso de compatibilidade,  novos testes são feitos. Após os exames, se confirmada a compatibilidade, uma nova consulta é realizada ao doador para certificar se ele realmente deseja fazer a doação.

A reitora do Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, ressaltou a importância da parceria. “O transplante de medula óssea é a única esperança de cura de muitas doenças do sangue. A chance de encontrar um doador fora do círculo familiar é muito pequena, por isso, quanto mais gente estiver cadastrada no Redome, maior a chance de encontrar um doador. Há anos somos parceiros desta campanha e nossos alunos sempre se solidarizam com a causa e contribuem voluntariamente.

Academia das Águas Claras recebe iluminação
Inscrições para isenção do IPTU 2020 iniciarão na próxima segunda-feira